segunda-feira, 20 de abril de 2020

Processos Pedagógicos em eLearning_Bibliografia Anotada

A Pedagogia do eLearning



Neste momento de advento do eLearning vários são os artigos que nos chegam (ou que procuramos) de forma a fazer bem e melhor.
Refletir Pedagogia do eLearning não se torna mais fácil com este surgimento repentino. Vamos começar pelas bases?


Segundo Grassian e Kaplowitz (2009) as teorias de aprendizagem têm como ponto de partida o tipo de abordagem necessária para ajudar os educadores a criar ambientes bem sucedidos de aprendizagem de forma a que quer jovens quer adultos possam rentabilizar as suas experiências educativas.

Se por um lado há quem defenda a aprendizagem behavorista, onde o conhecimento é adquirido através da experiência (Fearing et al. (1929); Guthrie (1952); Hull (1944)), por outro há quem defenda uma aprendizagem interligada ao cognitivismo, focado nos aspetos internos da aprendizagem.

George Siemens foi o primeiro a incluir o termo conectivismo num artigo online, “uma teoria da aprendizagem para a era digital” (Siemens. 2005). Um pioneiro, mas não o único mestre da aprendizagem para a era digital.

Na Unidade Curricular de Processos Pedagógicos do eLearning foi-nos pedido a realização de uma bibliografia anotada com dois itens. Confesso, que depois de começar pelas bases e dos vários artigos e autores, lidos ou com uma mirada mais rápida, tornou-se difícil decidir-me por dois.


1º Artigo - Morgado, L. (2001). O papel do professor online: Problemas e virtualidades. in: Discursos, III Série, nº especial, pp.125-138. Lisboa: Universidade Aberta. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1743/1/professor_online_linamorgado.pdf


Resumo: Morgado desenvolve a ideia da necessidade de implementação de uma nova abordagem pedagógica tendo como ponto de partida a comunicação mediada por computador no ensino a distância.
A autora começa por explicitar conceitos como online e ensino online e os seus modelos de forma a que o leitor se enquadre na temática. Assim sendo, determina três modelos – o mais centrado nos professores, o mais centrado nas tecnologias e o mais centrado nos estudantes. Importante realçar que quer Mason (1998), que a autora propõe uma outra perspetiva de modelo, o que se centra na relação dos conteúdos e no grau de interação do professor com o aluno, focando para isso os papeis do professor  e os entraves do ensino online.

E é nesta sequência de temáticas, onde se foca as técnicas e as práticas do professor em ambientes virtuais que elejo o artigo seguinte.

2º Artigo -  Anderson, Terry (2008). Teaching in an Online Learning Context. In Anderson, Terry (Ed), Theory and Practice of Online Learning. Athabasca University: Au Press (2ª Edição) https://www.aupress.ca/app/uploads/120146_99Z_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf

Resumo: Anderson, pretende destacar o papel do professor/tutor no contexto da aprendizagem online, recorrendo aos fundamentos do modelo teórico de Garrison, com o objetivo de destacar três grandes ideias chave dos ambientes virtuais de aprendizagem.

Presença cognitiva
Presença social
Presença educacional

Anderson, no decorrer dos seus capítulos, mais que explicar conceitos, pretende dar a conhecer ao leitor as práticas e técnicas que um professor deve assumir num ambiente online de forma a estar “onlife”. O autor atribui o papel de construtor ao professor. Um construtor empático, condutor de uma partilha de saberes, conteúdos, ideias e opiniões próprias. 


Ainda há muitas peças que podíamos juntar  a esta bibliografia anotada. Não significa que terminem o puzzle desta demanda do eLearning. Tudo isto é um início. 


  • Anderson, T., & Dron, J. (2011). Three generations of distance education pedagogy. The International Review of Research in Open and Distributed Learning12(3), 80. https://doi.org/10.19173/irrodl.v12i3.890



  • Costa, F. B. C., de Mesquita Martins, L. V., de Oliveira Branco, J. G., Sampaio, P. P., & Catrib, A. M. F. (2018). O significado de ser docente na educação a distância e as estratégias de fortalecimento para sua atuação. CIAIQ20182https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/272 


E muitos mais...

#PPEL13

Ana Loureiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário de Bordo_ O complexo Processo da Avaliação

Começamos a Unidade Curricular de Avaliação em Contexto de eLearning a refletir sobre o processo que é avaliação e assim terminamos. A refle...