A Pedagogia do eLearning
Neste momento de
advento do eLearning vários são os artigos que nos chegam (ou que procuramos)
de forma a fazer bem e melhor.
Refletir Pedagogia do
eLearning não se torna mais fácil com este surgimento repentino. Vamos começar
pelas bases?
Segundo Grassian e
Kaplowitz (2009) as teorias de aprendizagem têm como ponto de partida o tipo de
abordagem necessária para ajudar os educadores a criar ambientes bem sucedidos
de aprendizagem de forma a que quer jovens quer adultos possam rentabilizar as
suas experiências educativas.
Se por um lado há
quem defenda a aprendizagem behavorista, onde o conhecimento é adquirido
através da experiência (Fearing et al. (1929); Guthrie (1952); Hull (1944)),
por outro há quem defenda uma aprendizagem interligada ao cognitivismo, focado
nos aspetos internos da aprendizagem.
George Siemens foi o
primeiro a incluir o termo conectivismo num artigo online, “uma teoria da
aprendizagem para a era digital” (Siemens. 2005). Um pioneiro, mas não o único
mestre da aprendizagem para a era digital.
Na Unidade Curricular
de Processos Pedagógicos do eLearning foi-nos pedido a realização de uma bibliografia
anotada com dois itens. Confesso, que depois de começar pelas bases e dos
vários artigos e autores, lidos ou com uma mirada mais rápida, tornou-se
difícil decidir-me por dois.
1º Artigo
- Morgado, L. (2001). O papel
do professor online: Problemas e virtualidades. in: Discursos, III
Série, nº especial, pp.125-138. Lisboa: Universidade Aberta. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1743/1/professor_online_linamorgado.pdf
Resumo: Morgado
desenvolve a ideia da necessidade de implementação de uma nova abordagem
pedagógica tendo como ponto de partida a comunicação mediada por computador no
ensino a distância.
A autora começa por
explicitar conceitos como online e ensino online e os seus modelos de forma a
que o leitor se enquadre na temática. Assim sendo, determina três modelos – o
mais centrado nos professores, o mais centrado nas tecnologias e o mais
centrado nos estudantes. Importante realçar que quer Mason (1998), que a autora
propõe uma outra perspetiva de modelo, o que se centra na relação dos conteúdos
e no grau de interação do professor com o aluno, focando para isso os papeis do
professor e os entraves do ensino
online.
E é nesta
sequência de temáticas, onde se foca as técnicas e as práticas do professor em
ambientes virtuais que elejo o artigo seguinte.
2º Artigo - Anderson, Terry (2008). Teaching in an Online Learning
Context. In Anderson, Terry (Ed), Theory and Practice of Online Learning.
Athabasca University: Au Press (2ª Edição) https://www.aupress.ca/app/uploads/120146_99Z_Anderson_2008-Theory_and_Practice_of_Online_Learning.pdf
Resumo: Anderson,
pretende destacar o papel do professor/tutor no contexto da aprendizagem
online, recorrendo aos fundamentos do modelo teórico de Garrison, com o
objetivo de destacar três grandes ideias chave dos ambientes virtuais de
aprendizagem.
Presença
cognitiva
|
Presença
social
|
Presença
educacional
|
Anderson,
no decorrer dos seus capítulos, mais que explicar conceitos, pretende dar a
conhecer ao leitor as práticas e técnicas que um professor deve assumir num
ambiente online de forma a estar “onlife”. O autor atribui o papel de construtor
ao professor. Um construtor empático, condutor de uma partilha de saberes,
conteúdos, ideias e opiniões próprias.
Ainda há muitas peças que podíamos juntar a esta bibliografia anotada. Não significa que terminem o puzzle desta demanda do eLearning. Tudo isto é um início.
- Anderson, T., & Dron, J. (2011). Three generations of distance education pedagogy. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, 12(3), 80. https://doi.org/10.19173/irrodl.v12i3.890
- Corbett, F.& Spinello, E. Connectivism and leadership: harnessing a learning theory for the digital age to redefine leadership in the twenty-first century. 2020. https://www.researchgate.net/publication/338696632_Connectivism_and_leadership_harnessing_a_learning_theory_for_the_digital_age_to_redefine_leadership_in_the_twenty-first_century
- Costa, F. B. C., de Mesquita Martins, L. V., de Oliveira Branco, J. G., Sampaio, P. P., & Catrib, A. M. F. (2018). O significado de ser docente na educação a distância e as estratégias de fortalecimento para sua atuação. CIAIQ2018, 2. https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/272
- Morgado, L., Aires, L., Mendes, Q. Para uma Pedagogia do eLearning: o “contrato” como instrumento mediador da aprendizagem (2005) https://www.academia.edu/3035296/Para_uma_Pedagogia_do_eLearning_o_contrato_como_instrumento_mediador_da_aprendizagem
E muitos mais...
#PPEL13
Ana Loureiro
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