Ecossistemas de Aprendizagem Digital em Rede

INOVAÇÃO, SUSTENTABILIDADE E ECOSSISTEMAS DE APRENDIZAGEM EM REDE




Sempre gostei de puzzles. Além de um bom exercício mental representou sempre uma vitória da junção das muitas ou poucas peças espalhadas numa mesa algures a formar uma imagem. 

Assim são os Ecossistemas de Aprendizagem em Rede. Um conjunto de peças de um puzzle colaborativo, diferenciado, pluralista que anula a distância entre continentes, culturas e crenças.

Mas afinal o que é um Ecossistema? Vamos começar a montar o puzzle.

Na comunidade das ciências naturais Ecossistema “define o conjunto formado por comunidades bióticas que habitam e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que exercem influência sobre essas comunidades.”

Os Ecossistemas digitais, apesar de não pertencer às ciências naturais, não andam muito longe, pois é um sistema que permite e ajuda a partilha do conhecimento e desenvolvimento tecnológico que se adapta às evoluções dos diferentes ambientes ricos em conhecimento.

Já temos a consciência que a Aprendizagem e o conhecimento é um processo (formal, informal e formal informal), nos Ecossistemas está implícito uma mudança de paradigma quer de pensar quer no ato de ensinar.
Para isso, é necessário assentar estes Ecossistemas em pilares bem fortes, os fatores bióticos e abióticos, de forma a construirmos uma ponte de conhecimento viva e duradoura.

E aqui, atrevo-me a dizer, que entram as peças mais fundamentais deste grande puzzle dos Ecossistemas de Aprendizagem. Os fatores bióticos e os fatores abióticos. 

Sem os professores, tutores, estudantes (fatores bióticos) e sem as tecnologias (fatores abióticos) não seria possível construirmos este puzzle. São os habitantes do Ecossistema, e um ecossistema sem habitantes não existe.





Com parte do puzzle montado, acresce a curiosidade. Afinal, o Ecossistema é digital ou em rede? Ou os dois?
Como se relacionam os fatores bióticos e abióticos? Será como nos ecossistemas das ciências da natureza?

“Vivemos e convivemos ao habitar, e-habitar e co-habitar um mundo constituído pelo hibridismo.”, ou seja, vivemos numa hiperrealidade,  o nosso ecossistema  é hibrido.

Nos Ecossistemas hibridos podemos assistir a diferentes tipos de relacionamentos.  E voltando às ciências, nos ecossistemas assistimos a relacionamentos bióticos – bióticos como bióticos – abióticos, ou seja, voltando ao ecossistema digitalaluno-aluno, professor -aluno, ou aluno – plataforma.

Respondi à questão do digital? 
Ora vejam esta peça ( diagrama) elaborado por uma camaleão da educação.


O ecossistema somos nós, que nos adaptamos a qualquer evolução, partilhamos conhecimento de forma flexivel e em rede num ciberespaço a qualquer hora em qualquer lugar, de forma digital e não necessariamente em rede. Contudo, só em rede é que encurtamos distâncias. É um "onlife".

O segredo talvez seja encaixar todas as peças do puzzle. O tecnológico e o cognitivo e social. 
E termino com outra peça fundamental, disponibilizado pelo o professor António Moreira, não um camaleão, mas um híbrido e- presente. 




Apesar de vos mostrar peças importantes, engana-se quem pensar que este puzzle está concluído. Apenas um início de um Ecossistema de Aprendizagem onlife.

Até breve,

Ana Loureiro

Referências:
Dias, P. (2013). Inovação pedagógica para a sustentabilidade da educação aberta e em rede. Educação, Formação & Tecnologias – ISSN 1646-933X6(2), 4–14. https://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/399
Digital Health FOUSP – SAITE. (2020). ICTHE | José António Moreira | 04.12.2019 [YouTube Video]. In YouTubehttps://www.youtube.com/watch?v=eCfvR2DD7ZU&feature=emb_logo
Moreira, J. A. (2018). Reitor UAb Paulo Dias Educação Aberta [YouTube Video]. In YouTubehttps://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=a33lGsevPOI&feature=emb_logo
Moreira, J. A. M., & Rigo, R. M. (2018). Definindo ecossistema de aprendizagem digital em rede: percepções de professores envolvidos em processos de formação. Debates Em Educação10(22), 107. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p107-120
Riberas, C. Diagrama Uab - Ecossistemas de Aprendizagem Digital em Rede
Porto, C., & Moreira, J. A. (2017). Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões. In Educação no ciberespaço. Novas configurações, convergências e conexões. EDITORA UNIVERSITÁRIA TIRADENTES.
Schlemmer, E., & Moreira, J. A. (2019). Modalidade da Pós-Graduação Stricto Sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodal. Educação Unisinos23(4), 689708. https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.06


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário de Bordo_ O complexo Processo da Avaliação

Começamos a Unidade Curricular de Avaliação em Contexto de eLearning a refletir sobre o processo que é avaliação e assim terminamos. A refle...