terça-feira, 21 de julho de 2020

Diário de Bordo_ O complexo Processo da Avaliação

Começamos a Unidade Curricular de Avaliação em Contexto de eLearning a refletir sobre o processo que é avaliação e assim terminamos. A refletir as conclusões, as não conclusões, as certezas e não certezas.
A Avaliação é um processo complexo! Isso ninguém dúvida!


Entrar em modo "aulas remotas" e refletir avaliação eLearning é  um processo ainda mais complexo. Sim, mesmo não querendo que fique para a posterioridade a palavra Covid - 19 é inevitável não deixar aqui um pequeno anotamento.

As nossas vidas mudaram e, se até então a palavra "tempo" era preciosa, com a pandemia virou pedra rara.

Foram muitas as ideias sobre avaliação - julgo que todos falamos em medir, aferir conhecimentos.
Segunda certeza: todos mudamos a nossa opinião sobre Avaliação.

Ler: Jorge Pinto_ A Avaliação em Educação: da linearidade dos usos à complexidade das práticas

Começaram os debates. Algo que me agrada, Gosto de discutir ideias. 
Com o partilhar de ideias fui percebendo que não é só o conceito de Avaliação que é dificil. Explicar, defender, argumentar as nossas ideias é também um processo complexo. Nem sempre somos entendidos ou nem sempre nos querem entender. Mas isso são contas de outros rosários, contudo, não descontextualizado. Porque não refletimos apenas. Também Avaliamos.

A Professora Lúcia propôs-nos uma Avaliação de Pares e uma Auto Avaliação com rubricas discutidas pelos demais. 

Um dia, um professor, que confesso que não simpatizava muito, disse-me uma coisa. " Daqui a dois meses vão estar a trabalhar numa empresa, num escritório. Vão existir pessoas de quem gostam, pessoas de quem não gostam. Pessoas que trabalham bem convosco e vocês com eles, pessoas que não trabalham bem em equipa. Pessoas boas e pessoas más. Sempre que as coisas forem menos boas lembrem-se que acima de tudo há o Ser Profissional. Não tem que ser amigos, convidar para o aniversário dos filhos, para os jantares de sábado ou almoços de domingo. Apenas têm que trabalhar juntos. Para um bem comum. Sejam sempre profissionais." 

Ao longo da UC refletimos em grupo também. 
Foram momentos de partilha, frustração, cansaço, desânimo, encorajamento, dedicação, persistência, discussão, desencontro e encontro. 
Trabalhamos sempre as três. A minha Homónima, Ana Fonseca, e a minha C, Célia Ribeiras.

Primeira vez com Powtoon! Ufa! Missão dificil. Lembrete - escolher ferramentas que todos podem editar sem problemas! Ooops! São tudo ferramentas pagas! Um dos maiores problemas. Se queres uma ferramenta que te possibilite muitas coisas é paga! Queres inovar, queres aprender e até utilizar ferramentas que vais vendo em Webinares, ou pesquisas, ou em outras UCs e encontras este problema. Mas voltando ao foco! 
Conseguimos. Um pouco extenso é um facto, mas completo. Esperem: Será que alguma vez algo sobre de Avaliação estará completo? Hum...

Começou por uma etapa individual onde todos desenharam uma atividade que implementaram ou que iriam implementar ou alguém teria implementado. 
Depois disso e em grupo, escolhemos uma das atividades para refletir. Bem... Se pudessem ler o Feedback da Professora Lúcia... diriam que refletir não é o nosso forte. 
Não que não saibamos refletir. Soube-mo-lo nos outros Takes porque não aqui?
Nota mental:
 1º Rubrica e não Rúbrica!
2º Uma rubrica não é uma ferramenta de avaliação!
3º Uma rubrica especifica os niveis de desempenho, compreensão!
4º Uma rubrica é sustentada por critérios de qualidade!
(Qualidade, ouviram? Terceira certeza: Quantidade nunca será sinónimo de qualidade!)


Desenhar a arquitetura de um curso é de tal forma prazeirosa. Convido-vos a fazê-lo. Demora tempo, faz-nos pensar mas é importante. Colocar-nos no lugar do outro. Como é que ele aprende? Qual a sensação de participar na avaliação, na co - construção de rubricas? 
Perceber que nem sempre as atividades que desenhamos têm uma praticabilidade assim tão prática, mas perceber que é autêntica
Parece que refletimos bem o Modelo PrACT! A Homónia fez questão de reativar o seu moodle e tornar esta arquitetura mais real, mais autêntica. Foi muito bem conseguido.

C e Homónina,
Obrigada! Obrigada! Obrigada!

Este Diário de Bordo é o Take_Four!

Certeza 4: Ainda há muito a aprender sobre Avaliação. 
Certeza 5: Tenho outra perceptiva sobre a Avaliação.
Certeza 6: Mudei após e durante o percurso nesta UC.
Certeza 7: Vou continuar a mudar.

À Professora Lúcia Amante, um muito obrigada pela partilha, pelo Feedback, pela presença ( nem sempre é fácil estar e presente),
À Elizabeth, um muito obrigada pela partilha de experiências, simpatia e dedicação.
Aos colegas Mpel, um muito obrigada pelas partilhas e trocas de ideias,

Ao caro leitor, quando pensar em avaliar:

Até breve,
Ana Loureiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário de Bordo_ O complexo Processo da Avaliação

Começamos a Unidade Curricular de Avaliação em Contexto de eLearning a refletir sobre o processo que é avaliação e assim terminamos. A refle...