segunda-feira, 8 de junho de 2020

Personal Learning Environment_ O meu PLE

Siemens e Tittenberger (2009), dizem-nos que "Learning is like a opening a door, not filling a container".

O que será que foi aberto?




Any place, anywhere, all time! 

Os PLEs são ambientes virtuas em que consciente ou inconscientemente nos inserimos. Assim como a nossa personalidade, os PLEs crescem connosco. E nós evoluímos com eles.

Ao abrir a porta, percebi que se a imagem acima fosse uma balança haveria um lado com mais peso. Justificável devido à profissão. Percebi também que em diferentes momentos há ambientes que se repetem. Lógico, a meu ver.

Mas se dúvidas houvessem da necessidade de interligação de ferramentas  - aqui fica esclarecido. A quantidade de ferramentas a que recorro diariamente para uma sessão de formação não é absurda. É legítima. Enriquece o meu PLE, evolui-me e evolui os meus formandos.

Downes (2007) afirma que “the idea behind the personal learning environment is that the management of learning migrates from the institution to the learner” .

Apesar de parecer que abrimos um contentor de ideias/ ferramentas desorganizadas... apenas a porta continua aberta. Para todos os dias ser possivel acrescentar uma ferramenta nova. Evoluir, criar conteúdos e atividades de forma diferente. Cada vez mais próximo do meu eixo central - o aluno.

Até breve,
Ana Loureiro

Referências

Downes, S. 2007.“Learning Networks in Practice.”
www.Academia.Ed. www.academia.edu/2869500/Learning_networks_in_practice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diário de Bordo_ O complexo Processo da Avaliação

Começamos a Unidade Curricular de Avaliação em Contexto de eLearning a refletir sobre o processo que é avaliação e assim terminamos. A refle...